O Royal Botanic Gardens é o parque mais antigo de Sydney. Situado praticamente na região central da cidade, bem ao lado do Opera House, ele ocupa uma área de 30 hectares (300.000 metros quadrados, o equivalente a cerca de 43 campos de futebol) e é visitado por mais de 3,6 milhões de pessoas por ano (cerca de 10 mil pessoas por dia!).
No decorrer desse pouco mais de um ano e meio morando em Sydney, fizemos várias visitas ao parque e, inevitavelmente, acabamos por criar uma coleção enorme de fotos e vídeos que merece ser publicada aqui no blog. Se você gosta de natureza, vai se encantar. Se não gosta, essa é a sua chance de começar a gostar.
Nesse primeiro post, vou logo à minha parte preferida: os animais do parque. O parque abriga várias espécies, mas as mais interessantes são, sem sombra de dúvida, as cacatuas e, acredite ou não, os morcegos.
Os morcegos que habitam o Royal Botanic Gardens são nativos da Austrália e o nome em inglês é Grey-headed Flying Fox, que em português seria algo como "Raposa voadora da cabeça acinzentada". A tradução faz sentido, já que os bichos são gigantes e estão mais pra uma raposa voadora do que pra um morcego:
Eles chegam a 29 cm de corpo...
...e 1 metro de envergadura de asas!
Cacatua do filme "Rio" |
O outro animal que mencionei são as cacatuas (o nome completo é "Cacatua-de-crista-amarela"), lindas aves brancas, também nativas da Austrália, que são uma atração à parte. Elas são bem grandes (chegam a 55 cm de corpo) e possuem uma crista amarela que se ergue quando a ave está agitada. Pra quem viu o filme Rio, essa descrição talvez soe familiar: o Nigel, principal antagonista do filme, é uma cacatua.
Cacatua no Royal Botanic Garden, em Sydney |
A gente filmou um dia em que quatro cacatuas (isso mesmo, QUATRO!) pousaram no meu braço pra comer, é só ir descendo que o vídeo tá lá no fim.
Eu e o sogrão começando a aproximação...
...ganhei a confiança da primeira...
...sogrão também teve sucesso...
...dali a pouco pousou mais uma...
...e mais uma...
...e mais uma!!! QUATRO!!!
Foto do momento exato em que elas saltaram
Essa é antiga, da primeira vez em que fomos lá
Aqui a minha mãe, encantada com a beleza do bichinho
E, finalmente, o vídeo:
No próximo post: a vista do Opera House e da Harbour Bridge, um pouco das árvores, jardins e flores espalhadas pelo parque e até um casamento acontecendo por lá. Aguardem!
4 comentários:
Eduardo, estou indo para Austrália no final de outubro, vou emendar uma viagem da Califórnia praí. Precisava gastar as minhas que iam expirar. Vou sair de São Francisco num voo da United. Minha família volta dos EUA pro Brasil e eu vou só. Tenho 30 anos. Quando chegar no aeroporto, qual o melhor meio de transporte até chegar ao albergue (só vou levar 1 mala - fico 9 dias)? Qual desses 2 albergues vc indicaria para eu me hospedar (especialmente pela localização e segurança, já que vou sair sozinho a maior parte do tempo): Sydney Harbour YHA - 110 Cumberland Street
The Rocks, Sydney 2000
ou
Bounce Sydney - 28 Chalmers Street, Surry Hills?
Pelos dias q vou ficar e considerando que sozinho dá pra fazer os passeios mais rapidamente, vc acha que dá pra fazer uma viagem (tô pensando em Gold Coast, Melbourne ou Cairns)? Como é o tempo no final de outubro, já esquentou?
Parabéns pelo blog. Tô fazendo meu roteiro de Sydney com as dicas dos passeios que vcs fizeram.
Um abraço.
Petrúcio Casado (petruciocasado@hotmail.com)
Já respondi por email, Petrucio. :-)
Valeu pelas dicas Eduardo, já fechei o Albergue no The Rocks. Agora queria saber se vc teria alguma sugestão de albergue em Cairns? e quanto às água-vivas venenosas, é perigoso mergulhar nesse em out? Sim, sabe dizer se no final de out, 20 a 29, vai ter algum festival (musical, esportivo) ou outro evento desse tipo em Sydney?
Obrigado mais uma vez.
Respondido por email, Petrucio. :-)
Postar um comentário